Free a Girl Brasil

Desde 2013, Free a Girl apoia organizações brasileiras que atuam na linha de frente do combate à exploração sexual de meninas em Fortaleza, localizada no Nordeste do Brasil. Nesta página veja mais informações sobre o trabalho de Free a Girl no Brasil.

Home » About us » Brasil

A Free a Girl foi fundada em 2008 em Amsterdã, na Holanda e trabalha persistentemente para resgatar essas meninas. Com escritórios e representantes na Europa (Amsterdã), EUA (Nova York e Los Angeles), Índia (Mumbai) e Brasil (Natal e Fortaleza), temos um histórico em termos de captação de recursos de mais de € 20 milhões, resgatando mais de 5.000 meninas da exploração sexual e detenção de centenas de traficantes e proprietários de bordéis.

Free a Girl Brasil

Meninas em situação de moradia na rua e meninas que vivem em favelas são altamente vulneráveis ​​à exploração e abuso sexual. Todos os anos, milhares delas são vítimas de exploração sexual. A cidade de Fortaleza (Ceará) é uma das cidades brasileiras que lidera o ranking nacional de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. E para piorar as coisas, na última década o apoio do governo brasileiro às sobreviventes da exploração sexual caiu a um nível alarmante. Um contexto que deixa milhares de meninas sem o resgate e o apoio necessários.

Com tantos abandonados nas favelas, Free a Girl com seus parceiros locais assumiu a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde 2013, o Free a Girl tem ajudado centenas de meninas a escaparem das situações de exploração, a se reabilitarem por meio de abrigos abrangentes e a moldarem o seu próprio futuro por meio de treinamento vocacional, colocação profissional e treinamento em habilidades empreendedoras.

Apropriação Local

Nos últimos dois anos a Free a Girl tem trabalhado para aumentar o apoio local nos países onde desenvolve o programa na luta contra a exploração sexual. Apesar dos imensos desafios da Covid-19, estamos vendo várias organizações não governamentais brasileiras se unindo para apoiar a luta contra a exploração sexual de meninas. Hoje, o resgate, reabilitação e apoio à reintegração econômica existentes, são cada vez mais apoiados financeiramente por brasileiros; uma conquista maravilhosa que permite à Free a Girl ajudar mais as muitas meninas que ainda precisam de resgate e apoio.

Por meio desse apoio várias sobreviventes encontraram uma nova vida longe dos horrores da exploração sexual. Ainda há muito a ser feito. A Free a Girl está dando um passo ainda mais ousado ao empoderar as meninas mais vulneráveis ​​por meio do desenvolvimento da Escola de Justiça no Brasil. Por meio de um conceito inovador de Free a Girl, meninas que antes eram vítimas de exploração sexual agora tomarão a frente na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Escola de Justiça Brasil

A Escola de Justiça é um instituto internacional para agentes de mudança. As participantes são sobreviventes de exploração sexual que são resgatadas ou escaparam e são motivadas a mudarem o sistema por dentro. Elas querem ter certeza de que a justiça pode ser feita e que a exploração sexual nunca acontecerá com outras crianças.

A Escola de Justiça oferece um programa educacional e de apoio intensivo por meio do qual as participantes aprendem a transformarem seu desejo de mudança em realidade. Apesar dos muitos desafios das vítimas vulneráveis, o programa já alcançou resultados impressionantes na Índia e no Nepal, pelos quais o programa foi premiado com o prestigiado Prêmio Madre Teresa.

As participantes na Índia e no Nepal estão estudando para se tornarem advogadas, jornalistas, assistentes sociais, policiais e conselheiras. As primeiras alunas já se formaram. Além disso, durante o programa elas já estão envolvidas em manifestações pelos direitos da criança e do adolescente, escrevendo artigos e sensibilizando escolas em áreas de alto risco. Depois do sucesso na Índia e no Nepal, a Escola de Justiça virá agora para o Brasil.

Desde uma única e pequena doação até uma contribuição mensal recorrente, sua contribuição será importante para um mundo sem exploração sexual de crianças e adolescentes. Visite esta página para doar (em inglês): www.freeagirlusa.org/donate/